(31) 3526-8899 | WhatsApp (31) 9 9660-1158 contato@legalspace.com.br

Coworking para startups: guia definitivo!

Coworking para startups: guia definitivo!

Se há um ambiente que pode ser chamado de “casa” por empresas que estão iniciando seus negócios é o coworking.

O modelo de negócios denominado “startups”, ou seja, empresas e/ou negócios inovadores em estágio inicial, está entre os mais naturalmente adaptados ao ambiente de trabalho compartilhado.

O coworking para startups proporciona um rico leque de opções e vantagens aos empreendedores e pode ser a escolha ideal para o crescimento da empresa.

Entenda melhor como este modelo de escritório compartilhado funciona e veja como seu negócio pode se beneficiar ao optar pelo coworking.

Coworking para startups: como funciona?

O coworking para startups funciona, da mesma maneira que em qualquer outro tipo de empresa, oferecendo toda a infraestrutura necessária para que se possa executar cada job e atividade necessária.

No entanto, no caso das startups, trata-se de uma espécie de casamento perfeito, pois o ambiente de escritório compartilhado atende exatamente a necessidade de um negócio que começa a se desenvolver e ganhar força, mas que não permite um investimento de capital muito elevado.

Por que minha startup deve escolher o coworking?

Como tornar sua ideia de negócio viável e acima de tudo, profissional, mesmo sem um capital elevado de investimento? A resposta é simples, investindo em um coworking. Sabe porquê?

Trata-se de um investimento acessível, acima de tudo, e que pode se adequar exatamente às necessidades do seu negócio e bolso.

Valores mais elevados que você gastaria para alugar ou adquirir um ponto em endereço de maior prestígio, que facilitaria contatos, negócios e investimentos, são dispensáveis, quando você aposta em um coworking bem localizado.

Mais do que isso, você pode economizar e contar com ampla estrutura, com rede Wi-Fi com ótima qualidade, salas de reuniões e privativas, total flexibilidade e ambiente descontraído.

Coworking e suas possibilidades

Na verdade, o coworking revela uma infinidade de possibilidades que irão beneficiar diretamente sua startup. O networking é uma, dentre tantas outras vantagens, uma vez que ao conviver com diferentes profissionais, de variadas áreas, a torça de ideias e informações é estimulada a todo momento, aumentando muito a potencialidade de gerar novos negócios.

Pode ser que a empresa “anjo”, que poderá se interessar pelo projeto de sua startup, esteja na cadeira ao lado, por exemplo.

Você pode ainda contar com serviços de cafeteria, atendimento telefônico personalizado, via secretária, gerenciamento de correspondências, escritório virtual, endereço fiscal, e muito mais!

5 motivos que um coworking faz sentido para as starups

Custo alto no início

O CAC é um indicador que mostra o quanto se gasta para conquistar clientes. Um CAC alto significa que o ticket médio seja também alto para que a conta feche. Junto ao CAC, há o Lifetime Value  – LTV que é o que cliente oferece. A começar pela primeira compra até quando ele não vai mais usar o serviço.  O Churn, também chamado de taxa de rejeição, mede quantos clientes deixam o negócio em determinado tempo.

Expansão do espaço junto com a expansão do negócio

Quem tem startups, tem sempre o crescimento em mente. Por isso, é preciso atingir os objetivos propostos para depois considerar a expansão.

Há um público-alvo que justifique o investimento no crescimento? É possível atender a demanda sem perder a qualidade? É possível manter os preços que são praticados?

Quanto maior o negócio, maiores são as possibilidades. Por isso, qualquer negócio de tamanho médio ou grande precisa funcionar bem nos diferentes departamentos: finanças, serviços legais, atendimento ao cliente, publicidade e marketing, vendas etc.

O coworking reduz custos fixos da starup

Uma startup que está no processo de se estabelecer no mercado pensa, inicialmente, em uma sede física para seu negócio.

No entanto, é preciso fazer as contas antes de decidir por um coworking ou escritório próprio.

Se a startup quer um espaço próprio há de levar em consideração: o aluguel, o condomínio e IPTU; a telefonia, a energia elétrica e internet; as mobílias, equipamentos eletroeletrônicos, entre outros.

Interação, colaboração e criatividade

A comunicação é um instrumento necessário dentro de um ambiente empresarial. Dessa forma, o networking é uma excelente base no mundo dos negócios. Com o ele há a possibilidade de sucesso e reconhecimento nas carreiras e profissões.

Se co significa junta, mútuo, então o empresário está sempre co laborando, co operando  em um  co working. Ambientes inovadores como coworkings são propícios ao incentivo de troca de ideias.

Trabalhar em conjunto possibilita o ganho de inúmeras colaborações, compartilhamento e interação.

Seja qual for a área de atuação, todo profissional, ao interagir e trabalhar com pessoas diferentes, vai se propiciar com uma expansão de criatividade.

Ao optar por um espaço de coworking, em vez de trabalhar de forma isolada, o contato com outras pessoas favorece a troca de experiências e de ideias. É sempre muito positivo.

Como reduzir custos de uma startup?

Como custos de uma startup? Esta é uma pergunta feita por milhares de empreendedores brasileiros que, dia após dia, procuram fazer a sua ideia prosperar.

Leia mais:  Como aumentar a produtividade?

Conhecidas por seus recursos geralmente limitados, as startups estão na linha de frente das empresas que desejam cortar quaisquer gastos que sejam desnecessários.

Bem, se vamos falar sobre como reduzir custos de uma startup, em primeiro lugar precisamos desmistificar algumas coisas. Fique com a gente!

O mito da startup de garagem

Muitos empreendedores, por conhecerem histórias como a da Apple ou a da Microsoft, por exemplo, encantam-se com o romantismo de uma empresa criada na própria garagem…

A verdade é que isso só era feito porque há algumas décadas não haviam recursos suficientes para se trabalhar em ambientes mais propícios à criação e ao desenvolvimento do seu negócio.

Hoje em dia montar uma startup na garagem de casa não é uma das melhores estratégias.

Escritório x Coworking

Quando alguém se questiona sobre como reduzir custos de uma startup, logo chegamos à conclusão de que um escritório tradicional talvez não seja a melhor opção para esse novo modelo de empresas tecnológicas.

Por outro lado, isso também não quer dizer que você não possa ter um escritório…

Com a chegada da lógica de startups enxutas no país, o coworking também acabou explodindo por aqui.

Seja você um profissional autônomo ou uma startup com equipe reduzida, os escritórios compartilhados (também conhecidos como “coworking”) podem ajudar.

Se você está procurando reduzir custos de uma startup que está localizada em Belo Horizonte, por exemplo, pode contar com a Legal Space coworking nessa empreitada!

Ao ser um de nossos parceiros, você reduz os custos da sua startup ao mesmo tempo em que conta com uma super estrutura de trabalho.

Além de internet de alta velocidade, escritório mobiliado, sala de reuniões e cozinha compartilhadas, você ainda conta com uma excelente localização, já que estamos no centro de BH.

Aqui você não precisará se preocupar com outras contas como o aluguel ou a conta de água. Basta pagar um boleto único (da mensalidade) e pronto: é só deixar o restante com a gente!

Ainda oferecemos parcerias com os Correios, endereço fiscal e comercial, serviços de office boy, linha telefônica exclusiva, serviços de secretária e muito mais!

Acesse já o site e veja como reduzir custos de uma startup com planos a partir de R$299 ao mês.

Como escolher o melhor espaço coworking para a sua startup?

Os espaços coworking são uma alternativa de trabalho para as startups. Saiba mais abaixo.

De acordo com a pesquisa da Deskmag publicada em novembro de 2015, cerca de meio milhão de pessoas já trabalham em coworkings e, em resposta pela demanda,  mais espaços estão aparecendo nas grandes cidades.

O número de vagas cresceu 36%, comparado com o ano passado.

Com tantas opções de coworking disponíveis, você deve ficar sem saber como escolher a melhor para sua startup, certo?

Então, confira baixo algumas dicas que te ajudarão a restringir sua busca:

Determinar obejtvos

Por que preciso de um coworking? Com um objetivo traçado, ficará mais fácil determinar as prioridades  na hora de escolher um espaço coworking.

Por exemplo, se o objetivo é hospedar mais reuniões, uma sala de reunião estruturada e equipada pode ser a principal prioridade.

As necessidades do seu negócio podem ser simples, como uma wi-fi rápida, uma mesa espaçosa ou uma impresso acessível. Mas, não confunda uma necessidade com uma falta. Café gratuito é bom, mas é uma necessidade?

Tarefa: Criar uma lista com as principais necessidades da sua startup.

Equipe

89% dos funcionários consultados em uma pesquisa de 2014 da Mood Tracker disseram que as relações de trabalho são importantes para uma boa qualidade de vida.

70% dos membros de coworking consultados pela Deskmag disseram que se sentiam como parte da comunidade coworking. Além disso, 67% falaram que todos os outros membros do coworking sabiam seu nome.

Tarefa: Converse com a sua equipe e descubra qual espaço seria ideal para eles.

Localização 

Um espaço de coworking pode parecer grande no papel, mas não se apresse em uma decisão antes de ver o espaço físico. Configurar uma excursão da facilidade e, se possível, obter um passe para tentar o espaço para um dia ou dois.

Mas, não se concentre apenas no espaço interior – é tudo sobre a localização. Durante a visita, confira o bairro. Será que o local ser benéfica para o negócio? É perto de potenciais parceiros, mentores e líderes da indústria? E sobre as faculdades e universidades para recrutar novos talentos?

Como a localização do coworking pode beneficiar a sua equipe? É perto de restaurantes, lanchonetes e supermercados? Fica perto de uma academia?

Tarefa: Procurar um local que, além de cumprir os objetivos de negócio, que irá apoiar e reforçar a cultura de sua startup.

Venha conhecer de perto, o melhor coworking de Minas Gerais e encantar-se com tantas possibilidades que a Legal Space oferece a você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Envie um Whatsapp