(31) 3526-8899 | WhatsApp (31) 9 9660-1158 contato@legalspace.com.br

Gestão de equipe em um coworking

Gestão de equipe em um coworking

Em um mundo cada vez mais competitivo, profissionais que conseguem coordenar equipes se destacam no mercado de trabalho. Saber motivar o time em tempos de crise e recessão e aumentar a produtividade da equipe sem por em risco o bem estar, são tarefas que exigem atenção, principalmente, quando se trata de uma equipe em coworking.

O que é coworking?

Coworking é um espaço de trabalho compartilhado com diversas outras empresas ou empreendedores individuais

O ponto chave do coworking é a interação, pelo fato do espaço abrigar empresas e profissionais de diversas áreas.

Com as empresas ganhando cada vez mais interatividade em suas tarefas, principalmente, quando dividem o espaço com outras organizações de diferentes setores, é preciso ter um bom gestor para conseguir organizar o ambiente de trabalho e o tornar produtivo.

O que é um gestor de equipe faz?

O gestor de equipes precisa gerenciar diferentes pessoas em prol de um mesmo objetivo.

Isto é, ele precisa extrair o melhor de cada um, conhecendo os pontos fortes e os pontos a melhorar, e manter o time motivado.

A chave para uma boa gestão de equipe é alinhar o objetivo da equipe e traçar estratégias para chegar lá, para isso é necessário que toda a equipe esteja determinada e em sintonia.

Quais habilidades você precisa ter para gerenciar uma equipe?

Resiliência

Persistir em uma ideia para alcançar resultados é uma das principais características de um bom gestor.

Saber atuar sobre pressão, com metas a serem cumpridas, mesmo em um mercado instável faz parte do dia a dia de uma empresa, por isso é necessário que o gestor não desanime e entenda que o seu trabalho é importante e por isso estará sempre sendo cobrado.

Deve saber que cada dia é um desafio diferente e que cobrança não é necessariamente algo estressante, mas sim uma oportunidade para crescimento pessoal e profissional.

Adaptabilidade

atuar em diversas empresas e, muitas vezes, com recursos escassos é uma prova que o profissional consegue se adaptar.

Um bom gestor deve saber se moldar a cada tipo e modelo de negócio.

Não importa se ele precisará prestar contas a um time de acionistas ou a um dono de uma empresa familiar, o líder sabe o trabalho que está fazendo e suas dificuldades, mas nem por isso desanima.

Identificar perfis adequados

O gestor sabe identificar as características que seus subordinados devem ter para ajudar a equipe, pois é observador.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com vendas por telefone deve ter funcionários que sejam desinibidos, se o gestor contrata uma pessoa que é retraída e tem vergonha de falar ao telefone, é quase certeza de que esse funcionário não se adaptará ao trabalho e colocará a meta de toda a equipe em risco, por isso saber identificar pontos fortes e fracos em pessoas do time é mais uma das características que o líder deve ter.

Ponderação

Saber tomar decisões difíceis, como demitir um colaborador, encerrar o contrato com um fornecedor de anos, faz parte do dia a dia na gestão de equipe, por isso o líder deve saber avaliar o assunto a fundo e não agir de forma impulsiva, afinal, um passo em falso pode alterar o futuro da empresa e das pessoas que dependem dela.

Dialogar

O gestor precisa saber dialogar com sua equipe, identificar possíveis problemas pessoais de seus colaboradores e mediar conflitos.

Lidar com pessoas de criações e experiências diferentes é sempre um desafio, por isso o diálogo é a melhor saída.

Os colaboradores ao se sentirem a vontade em conversar com o seu gestor podem passar informações sobre o dia a dia da empresa, como feedbacks de clientes por exemplo, que podem ajudar na tomada de decisões.

Como montar uma equipe em coworking?

Para montar uma equipe em um coworking, é necessário identificar o perfil de cada funcionário e verificar se o time conseguirá trabalhar nessa modalidade.

Existem profissionais que preferem o estilo mais tradicional da empresa, ou seja, com uma estação de trabalho fixa e com um roteiro de trabalho fixo, sem muitas alterações.

Para trabalhar em coworking é preciso ser dinâmico e adaptável a mudanças.

Leia mais:  Coworking e teletrabalho

3 dicas de ferramentas para gestão de equipe

Trello

Essa ferramenta é perfeita para quem deseja saber todos os projetos que estão em andamento.

É possível criar etapas para cada projeto e compartilhar com toda sua equipe.

A ferramenta é bem simples de usar, pois é utilizado um sistema de post-it que pode ser movido na conclusão de cada tarefa.

É personalizável, ou seja, possui uma estrutura que pode ser alterada de acordo com o tipo de projeto que a equipe está envolvida.

É possível também agendar e-mails a serem enviados a cada conclusão de tarefa.

IDoneThis

É um gestor de relatórios de tarefas concluídas diariamente.

É perfeito para quem gerencia equipes de forma remota. Ao final do dia o gestor recebe um relatório de horas trabalhadas e atividades concluídas.

É uma boa opção para quem deseja “monitorar” sua equipe e saber o andamento das tarefas.

Bitrix

É uma ferramenta muito completa. Atua como uma rede social corporativa.

Na plataforma é possível agendar e delegar tarefas, compartilhar arquivos e pode ser usada também como uma ferramenta de marketing já que há a possibilidade de rastrear o cliente, agendar retorno, planejar atividades, entre outros.

Uma das vantagens é a integração com o e-mail corporativo e ainda tem um chat que pode ser usado para conversar com sua equipe. É perfeito para quem busca centralizar as informações de tarefas e projetos em uma só ferramenta.

Dicas para o seu negócio não parar

Para Hannah Arend, conviver no mundo significa essencialmente ter um mundo de coisas interpostas entre os que nele habitam em comum, como uma mesa se interpõe entre os que se assentam ao seu redor; pois, como todo intermediário, o mundo ao mesmo tempo separa e estabelece uma relação entre os homens.

 

Aumente a produtividade da equipe

A constância em troca de ideias é bastante atrativa nesses ambientes, no entanto, pode ser um empecilho par alguns que no dia a dia se distraem.

Para que isso não ocorra, é interessante fazer lista de tarefas para definir tempo de execução de trabalhos.

O ideal e pode funcionar muito bem, como também há outras medidas simples e eficientes que ajudam àqueles que perdem o âmago do trabalho.

Seguem algumas medidas simples e eficientes que podem aumentar a produtividade da equipe:

  • mapeie bem um plano para conseguir realizar suas tarefas, realçando as prioridades do dia. Alguns aplicativos podem auxiliar bem nessa tarefa;
  • qual é o local no qual você se sente mais à vontade para trabalhar? É muito comum os coworking possuírem salas privativas. Esse pode ser seu local;
  • obedeça ao seu ritmo e faça pausas. Ninguém consegue se concentrar se estiver cansado, precisar atender a uma ligação ou mesmo tomar um cafezinho;
  • esqueça tudo o que pode te fazer distrair. Desligue o celular (se for o caso). Pequenas distrações como responder a uma mensagem no whatzap, podem contribuir para perda de minutos valiosos;
  • se for conversas de outras pessoas que te distraem, tente usar fone de ouvido que farão que você se sentir sozinho e concentrado.

Faça um planejamento financeiro

É muito comum em negócios surgir o tempo de vacas magras.

Para que isso não ocorra, experimente fazer um controle financeiro.

Assim você poder ter uma visão maior do que realmente precisa e de quanto tem para investir.

Veja bem, o orçamento é vital para qualquer negócio. Crie um.

No entanto, não use-o para criar hipóteses do que você imagina realizar e sim para a realidade de seu negócio.

A movimentação de capital irá equilibrar seu empreendimento.

Além disso, pense na receita como um todo: o que entra e o que sai (contas, aluguel etc.) e não apenas no lucro.

Agora, se você é daqueles que não consegue fazer esse tipo de gerenciamento, contrate alguém que o faça por você.

Esse tipo de contratação trará uma ordem financeira e vai te pôr novamente nos trilhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Envie um Whatsapp