(31) 3526-8899 | WhatsApp (31) 99678-6092 contato@legalspace.com.br

IDEIAS PARA REDUZIR CUSTOS NA EMPRESA DURANTE A CRISE DO CORONAVÍRUS

Reduzir custos na empresa e otimizar os ganhos é sempre uma boa ideia. Mas em momentos de crise como o do coronavírus isso se torna não só interessante, mas essencial. Para manter as operações rodando e evitar demissões ou outros cortes de ativos imprescindíveis, é preciso criar um plano de ação com estratégias muito bem planejadas.

Embora você não possa controlar o mercado e “forçar” seus clientes a gastar mais, você pode cortar custos desnecessários — ou menos necessários neste momento. O truque é saber quais custos são seguros para cortar, em quanto e por quanto tempo.

Neste texto daremos algumas dicas para que você possa encontrar maneiras fáceis de manter a margem de lucro líquido da sua empresa, reduzindo despesas comuns, sem prejudicar atividades críticas ou a capacidade de crescimento do seu negócio. Vamos lá?

1. FLEXIBILIZAÇÃO DE CONTRATO DE ESCRITÓRIOS

A grande maioria das equipes está trabalhando no modelo de home office nas últimas semanas. Mas as empresas continuam pagando seus aluguéis, mesmo sem utilizar o espaço. Se quiser, busque as alternativas de salas privativas e escritórios compartilhados. Nossos especialistas fazem todo o trabalho, encontrando o equilíbrio perfeito para o que a saúde financeira da sua empresa precisa.

2. REALOQUE SEUS FUNCIONÁRIOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES

Em momentos de crise é natural que determinadas áreas tenham queda na demanda, enquanto outras precisam de uma força tarefa para operar com mais eficiência. Nessas situações você não precisa recorrer a demissões em setores de vendas, por exemplo, para contratar funcionários da área financeira e sucesso do cliente. Realoque alguns de seus vendedores temporariamente para que eles possam ajudar no que for necessário.

Avalie os perfis dos seus colaboradores, como eles atuam e converse com eles para entender o que gostariam de fazer. Assim será possível agir de forma rápida e eficaz, criando uma equipe integrada, capaz de resolver as situações mais urgentes. Essa estratégia também é muito boa para times que estão precisando de novas ideias, já que pessoas de áreas diferentes trazem perspectivas inovadoras.

3. INVISTA EM NOVAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Uma das primeiras coisas a se fazer quando uma empresa corta custos é reduzir o investimento em marketing e mídias pagas. Mas isso não quer dizer que você precise cortar a divulgação do seu negócio, já que ainda é importante trazer visibilidade. Existem várias formas de divulgação orgânica que podem gerar reconhecimento de marca e, mesmo em tempos de crise, angariar novos clientes. Algumas delas são:

  • Email marketing;
  • Posts ricos no site e/ou blog;
  • Posts nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn);
Leia mais:  Coworking: como escolher o melhor pacote?

4. EXPANDA SUA GAMA DE PARCEIROS E FORNECEDORES

Se você é um cliente de longa data, também pode abordar seus fornecedores atuais falando sobre a renegociação de seu contrato. Eles com certeza não querem perder uma conta, e podem estar dispostos a oferecer descontos ou complementos que poupam um investimento significativo.

5. REPENSE SUAS OPÇÕES PARA SE RECUPERAR DA CRISE

Após o período de quarentena, tudo indica que viveremos em um novo modelo de negócios. Ou seja, vamos variar entre escritórios, home office e espaços de coworking. Migrar seu negócio para os escritórios flexíveis também é uma maneira muito eficaz de reduzir custos na empresa com infraestrutura em até 70%.

A economia financeira acontece porque, em vez de ter que arcar com altos custos fixos relacionados à estrutura, a empresa paga apenas por uma parte deles. Na prática, as contas são rateadas entre todas as organizações que funcionam em um mesmo coworking, e isso é traduzido para o valor do aluguel que você paga para o local.

Levando em consideração gastos como aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica e outros, é possível fazer uma conta simples para comparar o custo total de um escritório tradicional versus um espaço compartilhado.

Como costumamos dizer, toda crise gera oportunidades para revermos nossos processos e estimula o surgimento de novas ideias. Por mais que estejamos passando por um momento difícil, tudo isso pode ser superado. Se você gostou desse texto e quer saber mais sobre como podemos te ajudar a reduzir custos na empresa, sem pagar nada a mais por isso, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Envie um Whatsapp