(31) 3526-8899 | WhatsApp (31) 9 9660-1158 contato@legalspace.com.br

O que é trabalho flexível?

O que é trabalho flexível?

O trabalho como vemos hoje, com as pessoas saindo cedo de suas casas, se trancando em cubículos e deixando a empresa somente às 18 horas, está em decadência.

Com a chegada das novas tecnologias, a percepção humana sobre o trabalho tem se moldado bastante de modo a desconstruir estereótipos e flexibilizar jornadas.

Essa mudança dá origem a uma nova modalidade:

o trabalho flexível.

 

Quais são os tipos de trabalhos flexíveis?

Os trabalhos flexíveis são todos aqueles que fogem da norma padrão. Confira as principais classificações:

Telework

O Telework é sinônimo de trabalho em Home Office. Ou seja, o profissional monta um escritório em casa e passa a produzir de lá.

Obs: Pode ser que a jornada exija algumas horas no escritório da empresa.

É ideal para quem deseja reduzir custos, horas no trânsito e ainda produzir mais no conforto do lar!

A dificuldade fica, é claro, por conta da disciplina. Ao optar pelo Home Office, é necessário que o profissionalismo seja a prioridade número um!

Flex Time

O Flex Time é aquele no qual não existe uma jornada bem definida para o profissional. No Brasil, mesmo que o trabalho flexível ainda não tenha engrenado, já podemos notar o aparecimento de algumas empresas que fazem pequenas experiências com as jornadas dos profissionais. Por exemplo:

  • Os funcionários podem entrar das 8h às 10h e sair das 16h às 18h, desde que cumpram X horas por dia.

Já em outros países, existem experiências mais radicais em relação ao trabalho flexível. Exemplos:

  • Produza X horas de trabalho de segunda a quinta-feira e ganhe a sexta de folga.
  • Os funcionários podem trabalhar 2 dias da semana de Home Office.

O trabalho flexível pode ser uma opção bastante interessante para as empresas que querem aumentar a produtividade dos funcionários.

Como as empresas podem se adaptar ao trabalho flexível?

79% disseram que to trabalho flexível os deixaria mais leais a empresa

98% acreditam que seriam mais produtivos se adotassem o trabalho flexível

70% dizem que ficariam menos estressados com os deslocamentos

Tomando consciência de que estão definitivamente em um século novo e mais dinâmico, empresas de todos os portes veem uma nova modalidade de trabalho surgir: o trabalho flexível.

A mudança sempre traz dificuldades e obstáculos a serem superados. Não é fácil abandonar estereótipos e aceitar o novo.

Para quem sempre trabalhou em escritórios com divisórias, paredes grossas e rígidas hierarquias entre os funcionários, pode ser difícil aceitar que os novos tempos pedem mais maleabilidade no ambiente de trabalho.

Com toda a tecnologia disponível ao nosso redor, fica cada vez mais fácil construir escritórios informais, leves e, consequentemente, com maior produtividade ao final do dia.

Diversas pesquisas e especialistas já apontaram que esta é a tendência para as empresas que pretendem ser modernas e prósperas:

apostar em produtividade, não em horas trabalhadas.

A lógica é bem simples e tem tudo a ver com o trabalho flexível!

Quando um funcionário é obrigado a ficar em um ambiente por 8 horas diárias, ele geralmente irá trabalhar por uma fração desse tempo e gastar o restante de outras maneiras.

Leia mais:  Por que o trabalho flexível impulsiona a produtividade?

Isso traz frustração tanto para o funcionário, que precisa gastar seu precioso tempo preso no escritório, quanto para o patrão, que não consegue explorar o verdadeiro potencial da equipe.

Será que, no final das contas, não é esse gás que está faltando para que as coisas comecem a caminhar mais rapidamente?

Se você quer utilizar o trabalho flexível para colocar o seu negócio em um patamar mais moderno e dinâmico, leia um pouco mais sobre o coworking e os espaços da Legal Space aqui em Belo Horizonte.

Temos certeza que podemos ajudar.

Vantagens do trabalho flexível

Flexibilidade para atender as necessidades da família e pessoais 

Se você tem um horário flexível, você pode ir a uma reunião de pais e professores, fazer uma aula de ioga ou estar em casa quando a pessoa do conserto da máquina de lavar roupa vier.

Menos perda de tempo em deslocamentos e redução de custos com combustível

Em algumas áreas, trajetos de mais de uma hora em cada sentido não são incomuns. Se esses funcionários têm permissão para trabalhar em casa, isso economiza duas horas, gás e desgaste na estrada.

Possibilidade de tráfego e deslocamento fora das horas de pico

Você ficaria surpreso com o quão mais rápido um deslocamento pode ser se o horário para chegar no escritório é às 10:00 e não às 8:00.

Controle pessoal sobre o cronograma e o ambiente de trabalho

Uma das razões pelas quais as pessoas gostam do trabalho flexível é o controle que elas conquistam sobre o trabalho. Ao permitir que os funcionários determinem seu próprio horário e ambiente de trabalho, você atrai o espírito empreendedor – o que pode ser bom para seus funcionários.

Reduz o desgaste e estresse

Flexibilidade significa que os funcionários podem fazer uma pausa quando precisam, sem se preocuparem com a ira de um chefe.

Isso permite que as pessoas trabalhem quando se sentem mais produtivas, por exemplo, pessoa da manhã versus pessoa da noite.

Coworking

Devido a crise, muitas empresas se viram forçadas a investir em escritórios compartilhados para cortar custos. Mas depois, elas viram que a questão econômica era de longe a única vantagem desses espaços.

Ao invés de bancadas e salas isoladas, esses ambientes trouxeram estações dinâmicas de trabalho. A rotina flexível valorizou a produtividade dos funcionários.

No final das contas, as empresas começaram a praticar o trabalho flexível sem muitas dificuldades com a ajuda do coworking.

Especialistas indicam que essa é uma das melhores formas de trabalhar em equipe de maneira proativa e sustentável.

Legal Space Coworking

Quer aprender um pouco mais sobre trabalho flexível e buscar novos ares para você e/ou sua equipe? Então acesse o site da Legal Space Coworking e tire todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Envie um Whatsapp