(31) 3526-8899 | WhatsApp (31) 9 9660-1158 contato@legalspace.com.br

Escritório coworking: uma nova forma de trabalhar

Escritório coworking: uma nova forma de trabalhar

Esta cada vez mais difícil empreender no Brasil. É o que mostra um relatório do Banco Mundial, que mede a facilidade em fazer negócios em 190 países.

No ranking geral, o Brasil ficou na 123ª posição, duas abaixo da classificação no relatório de 2016, quando ficou em 121º lugar.

Segundo o mesmo relatório, o que dificulta é a alta carga tributária e a burocracia, inclusive a exigência de um endereço fiscal para a abertura de uma empresa.

Quanto ao local físico há uma solução e essa se chama coworking, mas o que é um escritório coworking?

Coworking: uma nova forma de trabalhar

O coworking é um espaço de trabalho compartilhado com diversas empresas ou empreendedores individuais.

O ponto chave do coworking é a interação, uma vez que o espaço abriga empresas e profissionais de diferentes áreas. Dessa forma, surge o networking, que possibilita a criação de parcerias e trocas de conhecimento.

A ideia de unir diversas empresas em um mesmo local pode soar desorganizado, mas não é. Todos estão no escritório coworking para trabalhar, ou seja, se distanciar da “bagunça” de ambientes públicos, como cafeterias, e do home office. Então, o silêncio reina e cada um respeita o seu espaço.

A ideia do coworking é fazer com que o empreendedor, além de ter um ambiente pensado para as necessidades dele, tenha a possibilidade de interagir com outras pessoas e não mais trabalhar de forma isolada do convívio social.

Segundo um estudo recente feito pela reportagem de um jornal da rede de TV Record, o brasileiro que trabalha em casa, em regime home office, sem contato com o mundo exterior, pode apresentar doenças psicológicas, como estresse e depressão.

Isso ocorre pela falta de horário, de um ambiente adequado para o trabalho e, principalmente, pela falta de convívio social, parcerias e amizades.

O coworking é uma opção para esses “vilões” do home office.

Se você ainda está se perguntando o que é um escritório coworking e suas vantagens, citaremos a seguir:

Vantagens do escritório coworking

  • Redução de gastos

O empreendedor não precisará se preocupar com o valor do aluguel de um ponto comercial, contas referente ao imóvel, compra de móveis e eletrodomésticos, entre outros.

  • Aumento de interação

A interação entre os profissionais de diferentes áreas e seguimentos é sempre benéfica. A troca de experiências e a possibilidade de parcerias pode facilitar o crescimento do negócio.

  • Salas privativas e compartilhadas

É possível que o empresário escolha entre trabalhar em um ambiente compartilhado, espaço com mesas e cadeiras para vários profissionais, e uma sala privativa, que são salas reservadas para equipes pequenas. Quem deseja privacidade, a última opção é a melhor.

Leia mais:  Porque o coworking é tendência em todo o mundo

É o fim do escritório tradicional?

Nas últimas décadas, o escritório tradicional com o seu modelo de trabalho das 08 às 18, vem sofrendo drásticas alterações. Com a evolução da internet e dos meios de comunicação, fica cada vez mais difícil defender a ideia do modelo de trabalho com uma carga horária fixa e a necessidade de bater ponto.

Caso a responsabilidade do profissional é estar fora da empresa para visitar clientes, fornecedores, realizar apresentações, entre outras atividades externas, ter um escritório com endereço fixo não é uma das melhores estratégias de negócio.

É importante notar se as mesas do escritório estão vazias na maior parte do dia.

Outro cenário em que um modelo de escritório tradicional se torna desnecessário é o revezamento de uma área de trabalho, isto é, um funcionário só fica no horário da manhã e o outro, à tarde, mas mesmo assim cada um possui uma mesa, que fica vazia metade de um expediente.

Observar como é utilizado o espaço de trabalho é essencial para entender a real necessidade de um ponto comercial para a empresa.

Como migrar uma empresa para o coworking?

Após decidir que o coworking é a melhor escolha, é hora de migrar sua empresa para o espaço coworking, mas como fazer?

Entender o espaço

Saber se o espaço para o qual você estará mudando comporta todos os funcionários fixos e os de meio período. É necessário verificar se a sua empresa precisa de algum tipo de ferramenta ou equipamento específico para o trabalho.

Serviços compartilhados

É normal a empresa de coworking oferecer serviços como linha telefônica, endereço fiscal, salas de reunião, entre outros. Será preciso verificar a necessidade de ter uma linha privativa ou de um atendimento personalizado

Segurança do local

É preciso se atentar a localização do escritório de coworking para verificar se ele é de fácil acesso, se o bairro é relativamente seguro, afinal, você não quer comprometer o bem estar seu e de seus funcionários, correto? Outro ponto é se a empresa que disponibiliza o escritório possui regras de achados e perdidos, se possui sistema de segurança, controle de entrada e saída de visitantes, se há um local para guardar bolsas, mochilas e demais objetos e o tipo de regras que a empresa aplica no caso de desaparecimento de itens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Envie um Whatsapp