(31) 3526-8899 | WhatsApp (31) 9 9660-1158 contato@legalspace.com.br

A verdade surpreendente sobre trabalhar em casa  

A verdade surpreendente sobre trabalhar em casa   

O trabalho é um direito fundamental e está intimamente ligado ao conceito de cidadania. O pleno emprego e o trabalho decente são bandeiras fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT). (R. bras. Est. Pop., R.J., v.33, n.3, p.541-566, set./dez. 2016)

O desenvolvimento tecnológico mudou fundamentalmente o conceito de trabalho, e as inovações tecnológicas impulsionaram uma transformação digital que hoje  o significado da palavra trabalho ganhou novas conotações, como por exemplo, home office, trabalho remoto, ou a tradução literal: trabalho em casa.

É comum observar salas, cafés, praças, confeitarias uma configuração virtual face a face.

Para a grande maioria, a nova configuração de trabalho é trabalhar em qualquer lugar.

O que vale é desempenhar um oficio, no local de preferência e não em espaço instituídos.

É surpreendente como o trabalho remoto permite superar distâncias, sem fusos horários e com a flexibilidade de realizar negócios frente a frente.

O resultado: produtividade, eficiência e agilidade.

No Brasil, é grande o número de profissionais que já vive nessa realidade, que já se programou, criou rotinas e prazos e, fato, não perdeu a produtividade.

E para a maioria desse grupo se, por acaso, for indagado sobre o que acha desse novo jeito, certamente irá responder quão surpreendente é trabalhar em casa.

No entanto, para que o trabalho em casa seja de fato trabalho produtivo e com rendimentos, o ideal é  escolher um local para o escritório. Em seguida, olhe em redor e posicione sua mesa no melhor lado do cômodo.

Se você tem um amigo de estimação, separe um lugar para ele, porque é claro que ele irá lhe fazer muita companhia.

Bom, está na hora de equipar e decorar o seu escritório, de forma que reflita a sua personalidade, seu jeito de ser, com mesa funcional, cadeira, de preferência, confortabilíssima, material de escritório, potes com canetas coloridas, marcadores, wi fi, impressora.

Se preferir também, invista essencialmente no seu conforto, como climatizador ou ar-condicionado, frigobar, para ter em mãos água gelada, sucos e frutas, cafeteiras e, se também não atrapalhar, um som ambiente.

Leia mais:  Dicas sobre como começar um negócio

Garanto que não existe forma melhor de trabalhar.

Depois, crie uma rotina:

  • acorde sempre no mesmo horário,
  • apronte, por favor, não trabalhe de pijama, já esta provado que é contra produtivo,
  • se alimente, e
  • se você mora com alguém, no horário de trabalho, não tenha receio: feche a porta do escritório.

Por outro lado, não se torture nem se martirize. Ter um local em casa para trabalhar, não é sinônimo de ter um cativeiro.

Por isso, saia, faça caminhadas, pedale. Nada de isolamentos.

Se surpreenda de vez em quando, indo ao shopping, visitando um amigo. Vá ao banco, pague suas contas, depois, passe na padaria e compre um pão quentinho. Depois olhe para a tarde bonita, respire fundo e volte para casa, para continuar a trabalhar. Essas ações são muito gratificantes.

Escolha também algum dia da semana para  trabalhar num café, ou num coworking, a fim de você ter oportunidade de trocar ideais e fazer um networking.

E, rigorosamente, termine o expediente no mesmo horário. Nada de horas extras, nada de fazer serão.

Com o tempo você vai perceber que

  • vai sobrar muito tempo para você,
  • terão dias felizes e dias tristes, como em qualquer empresa, qualquer profissão, por isso, previna-se contra os altos e baixos e não deixe que eles te desanime,
  • por melhor que seja o home office, é bom sair dele de vez em quando, e, por último,
  • home office e tão bom que já é unanimidade!

Surpreenda-se você também! Trabalhe em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *