Você provavelmente já ouviu falar sobre como os escritórios compartilhados são grandes ambientes voltados para a inovação e colaboração, certo? É, mas ainda existem
dúvidas sobre Coworking que podem até mesmo estar te impedindo de aproveitar os benefícios deste espaço.
Então, para acabar com qualquer tabu sobre o assunto, separamos as dúvidas que mais ouvimos sobre os espaços de Coworking e explicamos tudinho abaixo. Veja só!
1. Quem pode trabalhar no coworking?
É comum as pessoas acharem que apenas freelancers e empreendedores autônomos utilizam o espaço de coworking. Mas, a verdade é que startups, pequenas, médias e grandes empresas podem desempenhar suas atividades num coworking e com isso reduzir os custos do negócio.
2. Quais são as opções de ambiente dentro do Coworking?
Essa é uma das mais comuns
dúvidas sobre Coworking. Geralmente as pessoas ligam o termo coworking ao espaço de escritório compartilhado, onde diversas pessoas compartilham as estações de trabalho. Mas, além disso, um Coworking pode oferecer salas privativas, salas de reunião e salas de treinamento ou auditório, por exemplo.
3. No coworking, eu terei uma estação de trabalho fixa?
Optando pelo escritório compartilhado, diversas estações de trabalho estão a disposição dos coworkers. Logo, cada dia você e sua equipe poderão se assentar em um lugar diferente. Esse é um ótimo motivo para se conectar com novas pessoas dentro do coworking.
4. Como é trabalhar com profissionais de diferentes áreas e empresas?
Estamos acostumados a ter colegas de trabalho fixos que possuem assuntos similares, uma vez que trabalham na mesma empresa, por exemplo. Por esse motivo, a relação dentro do escritório compartilhado faz surgir várias
dúvidas sobre coworking.
Mas é mais simples do que você imagina! As equipes que escolhem o coworking querem muito mais que um lugar para desenvolver seus projetos. Elas também prezam pela interação, pelos contatos profissionais, pelo networking. Por isso, a própria estrutura desses espaços é pensada para promover esse tipo de relação profissional.
Inclusive, os coworking oferecem espaços ao ar livre ou copa para que os coworkers possam conversar, tomar um café, trocar experiências, firmar futuros projetos, etc.
5. Existe privacidade no coworking?
A relação entre espaço compartilhado e privacidade é a dúvida muito comum sobre coworking; e a resposta para isso costuma ser um “divisor de águas”.
Dentre as políticas de segurança dos escritórios compartilhados é sempre levar o computador e quaisquer outros itens pessoais quando encerrar o dia de trabalho e deixar o espaço.
Mas, se a sua equipe precise de um local mais reservado para trabalhar e debater algum projeto, o coworking possui
salas privativas, que podem ser ajustadas conforme necessidade.
6. Com tanta gente trabalhando junta, quem cuida da organização do espaço?
O próprio coworking proporciona comodidade aos seus clientes com atuação de seus próprios funcionários de conservação e limpeza, recepcionistas e motoboy. Comodidade total às equipes.
7. Quanto custa trabalhar num coworking?
Cada coworking oferece uma tabela de preços separando por espaço (escritório compartilhado, sala privativa), tempo de uso (diário, semanal, mensal) e serviços adicionais (sala de reunião, estacionamento, etc.).
8. O coworking possui contrato de locação?
Sim, mas não se preocupe! O contrato de locação do coworking é muito mais simples e não possui tanta burocracia como na locação de salas comerciais tradicionais. No caso do coworking, esse documento jurídico apenas estabelece todas as regras para a utilização do
escritório compartilhado.
9. Tem horário fixo para trabalhar no coworking?
Entre as
dúvidas sobre coworking, o horário de trabalho é sempre assunto. A resposta é simples: o seu expediente no coworking é você quem define. Os coworkings funcionam durante o dia, alguns ficam aberto 24 horas, mas você tem toda flexibilidade para trabalhar no horário que quiser.
10. Por que trabalhar no coworking e não em casa?
Pelo motivo mais óbvio: esse espaço foi projetado para alto desempenho, inovação, criatividade e colaboração. Com ambiente completamente climatizado, o coworking apresenta todo o conforto para os profissionais que trabalham no local.
Outro detalhe é o lado totalmente descontraído do local. Alguns escritórios insistem em um ambiente mais clean, mas outros apostam no lado mais moderno. Há alguns lugares até que utilizam grafites como decoração. Tudo para quebrar o gelo dos antigos escritórios.
Por fim, depois de tudo que foi listado acima, podemos dizer que o espaço de coworking oferece tudo que você precisa para desempenhar bem o seu trabalho e de maneira muito mais econômica.
Ficou interessado? Entre em contato conosco e
conheça os espaços da Legal Space disponíveis para você!